Médicos do Instituto Onco-Vida/Oncoclínicas marcam presença no 2º dia da Jornada Brasil-Central de Mastologia

Instituto Onco-Vida/ Oncoclínicas participa do principal encontro de Mastologia do Centro-Oeste
27 de março de 2019
Ter uma vida saudável pode diminuir a ocorrência do câncer colorretal
4 de abril de 2019

A 8ª Jornada Brasil-Central de Mastologia, realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia aconteceu em Brasília e teve como principal foco o câncer de mama. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. Ele corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano no mundo.  No Brasil, esse percentual é de 29% dos casos. 

Segundo o mastologista do Instituto Onco-Vida/Oncoclínicas, Rodrigo Pepe, que participou do evento, entre os assuntos de discussão estavam as inovações nos tratamentos, tais como a imunoterapia, biópsia líquida e cirurgias profiláticas. As melhores publicações referentes à mastologia nos últimos 12 meses também foram apresentadas. “É um evento com a grade temática muito interessante e variada, abordando desde a parte do diagnóstico e prevenção do câncer de mama, envolvendo a parte do tratamento em tumores iniciais, tratamento em mulheres idosas, até a parte de cirurgia oncoplástica reparadora, quimioterapia, hormonioterapia e suas atualidades”, destaca o doutor.

 A médica mastologista do Instituto Onco-Vida/Oncoclínicas, Angélica Rezende, também esteve no evento e acredita que a 8ª Jornada Brasil-Central de Mastologia é muito importante para a atualização nas condutas em pacientes com câncer de mama, tanto do ponto de vista cirúrgico, quanto na terapia sistêmica. “A atualização das técnicas de reconstrução mamária em pacientes, da medicina nuclear na mastologia e o aconselhamento genético são fatores importantes para a medicina dessa área”, acrescenta ela.

Para a doutora Gabriela Feitosa, também do Instituto Onco-Vida/Oncoclínicas, a Jornada é muito benéfica. “É um evento que vem aprimorando a cada ano, trazendo sempre atualizações da prática clínica, além do encontro de profissionais para troca de experiências e discussões de casos”, afirma a médica.

Outra médica do Instituto Onco-Vida/Oncoclínicas que marcou presença foi a mastologista Ana Carla Holanda. “A Jornada vem se destacando cada vez mais como um importante evento na região central do Brasil, sempre abordando temas atuais sobre o câncer de mama, sendo uma excelente oportunidade para debatermos casos da nossa prática médica do dia a dia”, reforça a doutora.